A química dos metais: uma abordagem CTS para discutir a problemática dos resíduos eletroeletrônicos

Autor(a): Peixoto, Anyelle da Silva Pereira

← Voltar
  • Categoria

Resíduos

• Autor(a)

Peixoto, Anyelle da Silva Pereira

• Ano

Resumo

Estudos na área de Ensino de Ciências evidenciam a necessidade de uma formação cidadã para a tomada de decisão. Nesse sentido, a participação social tornou-se necessária diante do avanço do desenvolvimento científico-tecnológico. Partindo do pressuposto que o Ensino de Química deve possibilitar a assimilação das vivências dos alunos e ampliá-las à problemas coletivos, discutir acerca da problemática dos Resíduos Eletroeletrônicos (REE) mostrou-se relevante, bem como promover discussões sobre a Educação Ambiental no que tange o consumo e descarte dos Equipamentos Eletroeletrônico (EEE). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Natal, com alunos da 2a série do ensino médio. Os objetivos incluíam a elaboração e aplicação de um produto educacional, uma sequência de atividades que articula a problemática dos resíduos eletroeletrônicos aos conceitos químicos em uma abordagem CTS. As atividades foram desenvolvidas durante oito encontros e contemplaram a leitura de jornais, cartilha informativa, aula expositiva sobre propriedades e aplicações dos metais presentes nos EEE, palestra sobre aplicação dos metais em restaurações dentárias e coleta de REE na referida escola durante vinte dias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como técnica a observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, registros de atividades dos estudantes e diários de campo. Os resultados sinalizaram que os estudantes pouco conhecem sobre resíduos eletroeletrônicos e a problemática referente ao seu descarte. Também não identificaram os Ecopontos de tais resíduos distribuídos na cidade de Natal/RN, o que contribui para o acúmulo desses resíduos nas residências. O desconhecimento dos constituintes químicos nos EEE foi percebido no questionário inicial, e, neste sentido, o estudo dos metais pode favorecer a compreensão da composição química dos EEE e contribuir à sua destinação adequada. A obsolescência tecnológica e a influência da mídia foram percebidas como incentivadoras ao consumo de equipamentos e agravante à geração de resíduos. A atividade de coleta e divulgação de informações sobre os REE na escola foi a mais motivadora para os estudantes, já que estes revelaram que se sentiram os protagonistas do processo. Ao total foram coletados vinte e cinco quilos de resíduos. Entendemos que as atividades possibilitaram a promoção da percepção dos estudantes em relação à temática e ao mesmo tempo discutiram diversos conceitos científicos relacionados à química dos metais. Portanto, compreendemos que os resultados aqui encontrados ressaltam a importância da discussão de pressupostos do campo de Estudos CTS e da Educação Ambiental em aulas da Educação Básica.