UFRN e o meio ambiente

Saiba como a nossa universidade lida com grandes questões ambientais

Eficiência energética

O funcionamento de um sistema elétrico interfere no meio ambiente, desde a geração de energia elétrica, passando pela transmissão, distribuição até o consumo. Com isso, a gestão da UFRN está atenta ao uso consciente e eficiente da energia elétrica, envolvendo diversos setores como o de projetos e de manutenção e operação, objetivando melhorias contínuas no sistema elétrico da universidade.

Os projetos desenvolvidos pela INFRA/UFRN são elaborados a fim de atenderem as orientações de etiquetagem de prédios públicos federais; dentre a rotina de atividades de manutenção e operação tem-se a substituição de lâmpadas fluorescente por lâmpadas de LED e outras atividades que evitam falhas no sistema elétrico, deixando-o em boas condições e, consequentemente, necessitando menor utilização do grupo moto gerador a diesel.

eficiencia energetica

A gestão em eletricidade da UFRN busca contribuir para a eficiência energética e a implantação de medições elétricas setorizadas, por prédios ou áreas, objetivando a realização do acompanhamento de dados de qualidade e eficiência energética, auxiliando as tomadas de decisões e elaboração de novos projetos. Dentre esses projetos, tem-se a implantação da geração fotovoltaica e estudos de viabilidade técnica e projeto executivo para a expansão da iluminação em LED nas vias públicas UFRN.

eficiencia energetica

A principal finalidade das atividades supracitadas é racionalizar o uso da energia elétrica atendendo os usuários da UFRN de maneira mais eficiente, através da implantação de tecnologias para otimização do consumo e criando um sistema de geração de energia elétrica mais econômico e com menores danos ao meio ambiente.